terça-feira, 14 de agosto de 2012

O Dízimo( Representação Evangélica)

Antes  da peça deve-se lê o texto de Malaquias que fala sobre o dízimo

Personagens: uma moça trazendo um pão de preferência de forma que será cortado em 15(quinze) fatias.16 crianças,trazendo cada uma delas uma faixa correspondente ao seu personagem.

A moça entra e senta-se  na cadeira,coloca o pão sobre a mesa e diz:

Moça:  Olhem o que eu trouxe hoje,um pão,não é?Este pão representa todo o meu ordenado,trabalhei
              muito este mês para ganhar o meu ordenado e vou comer tudo sozinha.Tenho este direito!

             (   "  Igreja " chega batendo palmas  )

Moça:  Ah! Igreja,a senhora está chegando cedo demais! Hoje ainda é o primeiro dia do mês! Não sei ainda o que posso lhe dar porque tenho muita coisa a pagar e comprar.Espere um pouco,guardarei um grande pedaço para a senhora,está bem?

           (a igreja sai com o rosto um pouco sem graça)

          (Apresenta-se "Casa")

 Moça: Oh!tenho que pagar o aluguel,pois não quero viver na rua.Pois não,casa,eu lhe pagarei.

                 (corta um pedaço de pão e dá a casa que logo se retira)

             (Apresenta-se o "Armazém")
Moça: Armazém,não havia pensado nessa conta,mas sou obrigada a pagar,pois bem,aqui está a sua parte.

         (corta outra fatia e dá ao Armazém)

        (Apresenta-se "Roupa")

Moça:Que deseja? Ah!!...você quer dinheiro! a gente tem que usar roupa, e ela se estraga tão depressa   e               logo se tem que comprar fazenda de novo!Aqui está o seu dinheiro.
                                             (sai)

              (Apresenta-se a "Igreja" de novo )
Moça:Desculpe"Igreja",mas não é possível partir um pedaço para a Senhora.Só se passou uma semana
             e     tenho que pagar muitas contas ainda!Mas não vou me esquecer da senhora.Vou lhe guardar                uma grande parte.
            ("igreja se  retira").
           (Apresenta-se "Feira")

Moça :Hoje é dia de feira.Bom-dia Feira! é mais do que justo.Pois não,aqui  está a sua parte.
            (sai)

             (Apresenta-se "Leite")
Moça:Leiteiro! É isto mesmo.Tenho que pagar o leiteiro,também  o leite é tão bom para a saúde,pronto
           aqui está a sua  parte.
           (sai)

           (Apresenta-se a " Igreja "novamente)

Moça: A igreja de novo! Ainda não sei o que falta pagar e agora não tenho muito do meu ordenado;
             por      favor,"Igreja" , espere mais um pouco,confie em mim,tenha paciência.
                  (sai)
            (Apresenta-se "Luz e Gás"

Moça: Já é tempo de pegar a luz e o gás?O tempo passou tão depressa!O que acontecerá se eu não
            pagar creio que  tenho mesmo que pagar,pronto aqui está a sua parte.

               (sai)

             (Apresenta-se"pão")
Moça: Quanto dinheiro a gente gasta na padaria!Não se passa um dia sem se comer pão aqui em casa não
                 se come uma refeição sem pão.Aqui está sua parte.
              (sai)
              (Apresenta-se "Sapatos")
Moça:Ora! Pensei que tinha comprado sapatos bons o mês passado,mas já estão se rasgando do lado,
            não posso andar descalça na rua!
                 (recebe a parte e sai)

             (Apresenta-se a "carne")
Moça: Carne? Quanto custa?Já subiu tanto!Mas a gente precisa dela,não é? Aqui está sua parte.
               (sai)

            (Apresenta-se "Igreja" outra vez)
Moça:Olhem quem está chegando! A igreja! Tenha paciência,igreja,não é possível dar-lhe alguma coisa
            agora,pois estou com receio que acabe e ainda tenho alguma coisa a pagar.Mas vou guardar no fim
            do mês um grande pedaço para  a Senhora,vai ser naturalmente um pedaço maior que todos.Tenha
            paciência,não estou me esquecendo da senhora,vou guardar tudo o que sobrar.

                (sai com um olhar de descrença)

           (Apresenta-se "Transporte")

Moça:Oh! Trem,Ônibus,táxi, Moto-táxi.A gente não pode viajar sem pagar,é justo que eu pague pois não.
            Aqui está sua parte.
             (sai)
            (Apresenta-se "Festa")
Moça: Esqueci-me completamente do aniversário do Victinho!Tenho que comprar um presente para ele e
            fazer festinha.Uma festinha custa tão caro deveras!Mas é tão bom!Todo mundo se alegra numa
            festa,tome a sua parte.
            (sai)
            (Apresenta-se a" água ")
Moça: Ah! Não posso ficar sem tomar banho e sem água realmente não se vive.Ai está a sua parte.
           (sai)
           (Apresenta-se o" telefone")
Moça: Ai que esquecimento! tinha me esquecido do telefone e dos créditos do celular, não posso ficar sem
            usar o telefone e o celular preciso está ligando.Eis aí a sua parte.
            (sai)
            (Apresenta-se a "internet")
Moça:Preciso estar conectada no mundo e não posso ficar sem pagar a internet e a tv a cabo ou ficarei
          sem falar com meus amigos pelo orkut e pelo facebook.Está aqui sua parte.
          (sai)
          (Apresenta-se o cartão de crédito)
Moça: Não posso deixar de pagar o cartão ou então fico sem comprar .está aí sua parte.
          (sai)
           (Apresenta-se a Igreja)

Moça:Oh! Igreja,desculpe-me! Não sobrou nada para a senhora ! Mas eu prometo guardar uma grande
            parte no mês que vem está bem?Mas,para ir remediando,tome isso.(Ajunta os farelinhos e dá para
            a igreja).


 --------------------------------------****---------------------------------------------------------


Agora irmãos, quem aprendeu alguma coisa desta lição?Todos os meses nós recebemos dinheiro.Não importa se são dez reais ou dez mil reais.Devemos tirar a parte do Senhor Jesus Cristo.Quando?Primeiro
.Não  deixe o Senhor receber a última parte.Ele nos deu tudo.A Bíblia diz que nós devemos dar a primeira parte a Ele: (Pode-se ler Malaquias 3:8-10)



(Extraída da revista "Vida Cristã - abril-maio-junho de 1978 ,páginas 28 e 29)







Nenhum comentário:

Postar um comentário